scraps <foo

sábado, 4 de abril de 2009

Vídeo sobre Pós-Modernidade


O Pós-Modernismo se evidencia através das rupturas com as tendências e paradigmas anteriores. Entretanto mesmo diante do “renascimento dos ideais”, o que se percebe atualmente é o risco de catástrofe ecológica, a fome, a guerra, o terrorismo e o surgimento de novas doenças; tudo consequência do mundo moderno. O pós-modernismo que vemos é a quebra de paradigmas, onde tudo vale e onde todos os discursos são válidos, resultando em uma entrega ao presente e ao prazer, ao consumo e ao individualismo, numa crise ética de ausência de valores. Seria bom se o pós-modernismo fosse somente uma despedida da modernidade, visando alcançar avanços tecnológicos que contribuíssem para que os seres humanos gozassem de uma vida melhor.

"A NOVA RELAÇÃO COM O SABER"


"A nova relação com o saber", de Pierre Levy, é um texto muito reflexivo, principalmente para nós futuras pedagogas, que devemos sempre ficar atentas para os novos modelos, técnicas e metodologias ligadas à educação. Levy, diz que “O essencial, porém, reside num novo estilo de pedagogia que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede. Nesse quadro, o docente vê-se chamado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos, em vez de um dispensador direto de conhecimentos”. Sendo assim, o professor será tido não somente como um transmissor, mas também como um “animador” envolvente, que possibilita oportunidades individuais e coletivas na medida em que ajuda os alunos a serem autônimos, estimulando a buscarem soluções para suas indagações. Como a educação em Cibercultura se dá através da relação de trocas entre a sociedade, no espaço eletrônico virtual, é fundamental que o educador tenha conhecimnetos para manipular e dominar suas ferramentas, no intuito de ajudar seus educandos para que eles conhecam seus processos e assim então eles possam transformar o mundo.

Seguidores